Como Pelé expulsou juiz?
Além de ser o maior e melhor jogador da história do futebol, Pelé coleciona diversas histórias em sua carreira que não necessariamente são atreladas a sua habilidade e feitos dentro de campo. Em 1968, quando o Santos enfrentou a Seleção Olímpica da Colômbia em um amistoso, e o Rei acabou sendo protagonista por um motivo inusitado.
O jogo foi realizado no estádio El Campin, em Bogotá, e o time do Peixe venceu por 4 a 2. No entanto, o jogo não ficou marcado pela vitória alvinegra, mas sim, por uma confusão que envolveu a expulsão de Pelé e a do juíz Gullermo Velasquez.
O árbitro expulsou o Rei durante o jogo, causando indignação e revolta nos torcedores presentes no estádio. De imediato, os jogadores e a torcida exigiram a volta do Rei ao campo de jogo e a retirada do juiz. Após uma grande confusão, o árbitro foi então instruído a deixar o jogo e ceder o apito para um dos bandeirinhas. Nas imagens da partida, é possível encontrar uma foto de Velasquez com um olho roxo.
Desta forma, o novo árbitro, Omar Delgado, deu prosseguimento a partida e chamou Pelé de volta para o jogo. O jogo terminou sem incidentes, só que depois do final do espetáculo, a delegação santista foi proibida de deixar o país sendo conduzida à delegacia da cidade.
Isso porque Guilhermo Velásquez apresentou queixa contra os jogadores do Peixe na delegacia, alegando ter sido agredido pelo zagueiro Oberdan, obrigando os atletas santistas a assinarem um termo de retratação, no qual pediam desculpas ao árbitro colombiano.